Independência do Brasil: porquê nunca esquecer esses quase 200 anos

A data – bem mais que um feriado – é um marco histórico brasileiro, e traçou os novos rumos da nação até hoje

AP SET 07.png

A Independência do Brasil – que deixou de ser colônia de Portugal em sete de setembro de 1822 para ser uma nação soberana – completa hoje 197 anos. Importante data como marco histórico, traçou o futuro do país, que começou a criar a nacionalidade brasileira.  E será sempre motivo de ser devidamente lembrada, embora nas ruas, tantas vezes, a população saiba do feriado, mas não se  recorde do motivo dele.

Às margens do riacho Ipiranga, a independência de Portugal teria sido proclamada pelo príncipe regente,  Dom Pedro, rompendo politicamente com o Império Português. O ato em si é colocado em dúvida por muitos historiadores, mas o fato não se questiona. E foi resultado de um processo que durou anos, tendo início quando Dom João VI,  rei de Portugal, pai de D. Pedro, chegou ao Brasil em 1808. Diz a História, ainda, que a esposa de D. Pedro,  Leopoldina, no dia 02, juntamente com ministros, decidiu pela separação definitiva entre Brasil e Portugal, assinando então a declaração de independência. A carta foi enviada ao marido, em viagem a São Paulo, que a leu, deu o grito e oficializou a ruptura.

De imediato, a independência brasileira proporcionou o início da organização do Estado,  mas pouco trouxe de mudanças profundas no quadro político e social do país. Houve conflitos posteriores de resistência, mas que não alteraram o novo status. A primeira Constituição genuinamente brasileira foi criada dois anos depois, em 1824. E veio também uma grande dívida, já que o Brasil teve que pagar dois milhões de libras como indenização aos portugueses por essa “tal independência”.

Nos rumos da história, outras constituições e dívidas vieram, até depois que a nação se tornou República em 1889. Chegar aos dias atuais com a missão de refletir sobre seu passado, é também fazer dos erros, futuros acertos.

Publicado por

Adriana Pontin

Empreendedora, sonhadora, cristã e apaixonada pela vida. Formada em Secretariado Executivo Trilingue com enfase em ADM e Teologia. Desde 2008 realizando sonhos e projetos através da empresa Excelência Mkt & Eventos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s