Cartilha que alerta para direitos da mulher que sofre violência será lançada no I Mulheraço Hi-Tech

Material didático pretende elucidar dúvidas de mulheres e da sociedade em geral sobre violência doméstica e informa como e onde procurar ajuda em Londrina

Revista.png

Mesmo com uma legislação considerada a terceira melhor do mundo, segundo a ONU (a Lei Maria da Penha tem 11 anos de vigência no Brasil), a violência doméstica ainda é presente e crescente no país, o que faz da lei não totalmente efetiva até hoje. A advogada Jaqueline Alves Amendola Heinzl decidiu, por conta disso, elaborar uma cartilha com o intuito de esclarecer pontos que possam ajudar as vítimas e pessoas envolvidas a buscar ajuda.

Jaqueline Heinzl é especialista em atendimento a vítimas de violência doméstica e familiar e coordena a Comissão da Mulher Advogada da OAB Londrina. “O meu objetivo com essa cartilha é que as informações contidas nela entrem nas casas das pessoas, fazendo com que a mulher, os filhos e até mesmo o homem entendam o que é a violência doméstica e familiar contra a mulher e possam contribuir para tirar mulheres deste ciclo, em que o fim, muitas vezes, acaba com sua morte.”

O material, com ilustrações e textos, explica desde o que é a violência doméstica, quem pode ser vítima e agressor, aborda os tipos de violência e o ciclo dela, que pode começar com ameaças de diversas formas, “para que ela (vítima) fique com medo e pare de fazer aquilo que ele (agressor) não quer ou que ele imagina que ela esteja fazendo”, diz o texto. A advogada também trata de um entrave na aplicação da lei: o porque da mulher não denunciar a agressão ou porque pessoas próximas que estão testemunhando o crime também não o fazem.

Esclarecimentos sobre o que é o feminicídio, direitos de quem registra queixa e como pedir medida protetiva também estão na cartilha, bem como os locais onde procurar ajuda em Londrina, já que o município tem uma rede de proteção, com os telefones e endereços. A advogada acredita que “é uma causa tão importante, mas infelizmente 2019 começou mal para as mulheres, muita violência, feminicídio… Entendo que todos nós devemos nos engajar em alguma causa pela nossa sociedade, para que possamos ter um futuro melhor.”

A incansável dra. Jaqueline vai lançar a cartilha “Violência doméstica contra a mulher – saiba seus direitos”, durante o I Mulheraço Hi-Tech na ExpoLondrina 2019. Será a oportunidade de ecoar a causa, estimular o engajamento e a denúncia, com a distribuição do material para as participantes. E um espaço para a reflexão. No final da cartilha, um teste propõe que a mulher identifique se está correndo risco. São 15 afirmações, que questionam inicialmente se “ele controla o tipo de roupa que você usa?” e terminam em: “ele diz que se você não for dele não será de mais ninguém?”. Se a resposta foi sim a pelo menos uma das afirmações,  o conselho  é: “procure um Serviço da Rede de Atendimento às Mulheres”.  E que a mulher nunca acredite em ditos populares como: “ruim com ele, pior sem ele” ou “as mulheres provocam a violência”. 

SERVIÇO:

Jaqueline Heinzl

E-mail: jaque_heinzl@hotmail.com

Fone: 43 99996 6083

Publicado por

Adriana Pontin

Empreendedora, sonhadora, cristã e apaixonada pela vida. Formada em Secretariado Executivo Trilingue com enfase em ADM e Teologia. Desde 2008 realizando sonhos e projetos através da empresa Excelência Mkt & Eventos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s